terça-feira, 9 de abril de 2013

MÉDICO DE CORPO SÃO E ALMA NOBRE



 



 MÉDICO DE  CORPO

Desejo que nosso filho, já adiantado em seu caminhar de médico na ciência alopática, se transmute em "medicatrix" ( aquele que sabe prescever com coerência) . E que nessa metamorfose proficiente, saiba amestrar-se em sábio (Ser querido pela Natureza). Doutor/Sábio é aquele que trata na totalidade, a pessoa do paciente, com a nobreza da arte medicinal. Cuidar da essência da vida,  porquanto, a MEDICINA é sublime, na  sua integralidade. Simples,natural e profundo.
A Medicina  Milenar Natural quântica é água que se adapta, ao percurso entre as pedras do caminho. Num tempo percorrido, vencido o desafio de crescer em rio, se entrega ao reencontro da imensidão do mar. Praticar a Arte Medicinal carece de agir, na humildade de aprendiz, fluidez de gota d'água, ao encontro da imensidão da Arte e da  Sabedoria.Um alquimizar-se de "dentro pra fora".

           MÉDICO DE CORPO SÃO E ALMA NOBRE

 
          Já viu livro lírio? Li um! Lírico, qual flor de lis se abrindo ,alva,à primeira claridade do dia. Expressões de rara e surpreendente originalidade,brotam à cada canto, regadas com talento e sensibilidade. Seu autor é como a folha da juventude. Há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto. Esse cultivador de ampla semeadura no campo das letras e semelhante colheita na sua vasta obra de literatura, dedicou este título, O Médico, ao seu filho, anestesista.                                                                          O consagrado escritor RubemAlves;filósofo,cronista,psicanalista,poeta, etc., inspirou-me, a plantar a boa semente. Sendo assim, ouso homenagear meu filho,Danniel agora, no lugar de médico.
       Há que se cuidar da vida e compreender a morte. "Há que se cuidar do mundo,tomar conta da amizade. Alegria e muito sonho,espalhado no caminho. Seu sorriso de criança renovando a esperança.Nova aurora à cada dia.Sempre o verde ,a esperança". No coração plantas e sentimento,folhas de amor ,juventude e fé. Fé na vida, fé no homem, fé nos ideais.
       Sonho também, vê-lo compartilhar na justa medida; a ternura, o respeito, a cordialidade, a compaixão, a solidariedade, a dignidade.Tudo isso em prol da evolução do ser humano. Desde a partida (nascimento) até a chegada da conselheira morte. Que possa atuar em um corpo enfermo, com a maestria de um virtuose despertando a música de seu instrumento, com arte e magia, técnica e ciência. Mais que nunca , a tradição ancora a modernidade. O humanismo carece de irrigar sangue novo para o tecnicismo atual. Agindo assim,o médico pode, com um toque, o olhar, a atenção, a voz, o sorriso; acender a chama da alegria e curar. Despertar a bela adormecida vontade de viver. Sonho, realidade?...Ao tempo de Hipócrates,do mestre Jesus e até meados do  séc.XX , a simples presença desses sacerdotes da medicina, irradiava vida!
       Desejo, filho , que mire-se no exemplo daquele homem que não era de Atenas e sim da Bruxelas, do final dos novecentos. Gostava do "glamour" dos concertos (era exímio intérprete de Bach). Ainda jovem doutorou-se médico, no intuito de servir. Fincou raízes em remota aldeia na África. Da Europa à selva,ponte aérea entre cipós. Construiu um hospital, com cobertura de sapé, não da Golden Cross. Sobreviveu entre homens pobres e doentes e curou. Era alegre sem ser rico, era feliz e disso sabia. Ganhou o Nobel da Paz .De sua aldeia não saiu jamais. Seu nome:Albert Schweitzer . Ajudar faz bem. Ação refrescante e alívio imediato para a alma.Uma efervescente idéia que ainda hoje estimula jovens de quase 100 anos Dra. Rita Leví,médica de Turim). Realiza ações humanitárias, com mulheres discriminadas, por raça ou credo.      Pode parecer careta ,esta reverência ao próximo. Estou enfatizando sim;os princípios,os valores, a moral, a ética;que não mudam como a moda. Com a competência do curso concluído na maior universidade pública federal, seu sucesso material está bem pavimentado. Na estrada da vida , entre a chegada e partida,lhe desejo uma trajetória de luz na consciência , qual flor de lis desabrochando sob o alvor de nova aurora .
     O dia bíblico, começa com o crepúsculo. O princípio é o fim . Chegada e partida.Vida e morte. A conselheira que, em sua sabedoria, nos ensina que o tempo foge, entre nossos dedos , como o vento. Não há como retê-lo!
   Aconselha também que é preciso aproveitar o dia,como se colhe um saboroso fruto.Viver o presente! Beber o encanto de estar no mundo. Agir como os artistas e poetas que se apossam do eterno que, brilha por um segundo nas águas da vida. E é preciso amar à todas as pessoas, à si mesmo. Perdoar também .Sócrates afirma , na humildade de mestre; o que sei,  é que nada sei .Só se enxerga bem com o coração, insiste o Pequeno Príncipe . Da vida sou eterno aprendiz...canta Gonzaguinha.
Princípios e filosofia, virtude atemporal . A sabedoria tem sua aurora , no crepúsculo. Por isso, ela esta sempre de braço dado com a velhice.À hora crepuscular, o importante é ser. Não, a ilusão mesquinha de status e poder. ”Mundos melhores não são feitos, eles simplesmente nascem”.
Ao Danniel, demais diplomados e a todos nós seus pais , 
Votos de prosperidade,
Fernando Linhares.

Belo Horizonte, Dezembro de 2007.
PS: Caro mestre Ênio Pietra,também venho lapidando minha pedra,há quase 30 anos em algum grotão, das Minas que são gerais. Fiquei "encantado" por suas palavras(no dizer de Guimarães Rosa), quando da formatura oficial da turma korsakoff em 27/12/07.
Senti a sua expressão de humano, poeta, sábio, pai e amigo. De uma maneira simples ,me cativou e me saturou de esperança, pois sei que o Grande Mestre, permitirá a sua permanência nesta Escola de Medicina da UFMG , fermentando com sua ideologia , nova massa de médicos de corpo e de alma. Nosso filho Danniel Linhares, bebeu dessa mesma fonte, com certeza, saberá trilhar o caminho de sua evolução, orientado por sua luz e a dos professores de mesmo quilate.

Desejo que receba este texto, como tripla homenagem;ao pai,amigo e mestre korsakoff.
Felicidades. Fernando Linhares. Gouveia MG.


Pai e filho, discípulo e mestre em eterno reciclar



Nenhum comentário:

Postar um comentário