segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O POVO QUER PÃO & CIRCO...

 Desta simples página, Fala das pedras que rolam presas ao pé-de-vento, de um blog redemoinho, eu vou soltar o verbo, inflando meu balãozinho de pensar. Dedicado ledor reflita comigo! Circo, mambembe ou não, inaugura sempre seu espetáculo, às sextas-feira. Tradição,arte, magia, tudo isso é simbólico, é pantonímico e mexe com o imaginário popular, aqui, ali, acolá. Betim, Bombaim ou, Bagdá. Viajo agora, ao Coliseu romano, as bigas, as brigas, as mortes. Cristãos, pagãos e o  leão. Fogos, fratricídio, festa. O imperador que dita a dor dos gentios, decreta: " O povo quer pão e circo." Volto à Gouveia e sua praça principal, ainda com ecos do circo de Roma, seu felino rei, com sangue cristão lambuzando sua cara e a algazarra insânia da turba de nobres, na arquibancada do estádio Coliseu apupando o espetáculo bizarro.
Imaginação, leitor paciente, imagem em ação consciente, combustível eficaz, fermento criativo de grandes idéias.
Eih! Fernando vamos aterrissar? Pois sim, sexta-feira, 9 de Novembro de 2012, antes de postar meu comentário é necessário inserir, o que recebi do jovem universitário Joaby Miranda,morador nessa nossa cidade:
"Acabei de presenciar umas das coisas mais podres na política em Gouveia. As contas da prefeitura do ano de 2010 (que já haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas), acabou de ser aprovada por 6 votos a 3, numa reunião feita na camara de vereadores. Conta essa cheia de irregularidades, empresas contratadas sem licitação, em várias áreas de atuação. Enfim, enquanto houver esse partidarismo cego,
nossa cidade não irá progredir. E ainda soltam fogos comemorando as irregularidades, eh triste viu. Vou deixar registrado aqui os nomes dos vereadores e seus respectivos votos, para apreciação de vocês, eleitores, que decidem o futuro da nossa cidade em troca de alguns trocados:

Chiqunho: votou a favor das contas
Luzia: votou a favor das contas
Aderli: votou a favor das contas
Alfeu: votou a favor das contas
Alice: votou a favor das contas
Jacizinho: votou a favor das contas

Romario: votou contra
Miltinho: votou contra
Carlos do Caxambu: votou contra

Parabens Romario, Miltinho e Carlos, pela honestidade!"
 
Abaixo, o meu manifesto de repúdio que é solidário ao desabafo do lúcido jovem, Joaby, de sua maneira exercita a cidadânia e a dignidade compartilhada.

Tô pensando na politica,mas não pense você que é a partidária. Falo do exercício da cidadania, do compartilhar. Participar é historicamente inerente ao ser Homem. Nesse contexto,política é a arte que nos faz humanos. Somos todos responsáveis pelo Estado que construímos e a nossa escolha dos governantes. Em suma: ser cidadão é um ato político. Favor não confundir
com atitudes levianas e desrespeitosas, como hoje aconteceu na praça principal de nossa Gouveia. Participava, enquanto Conselheiro do Comitê de Bacia Hidrográfica, colegiado voluntário sob delegação da ANA (Agência Nacional de Água), quando fomos impedidos de continuar aprendendo lições importantes sobre gerenciamento de recursos hídricos, porque uma turba insandecida soltava fogos alí, próximo ao encontro de cidadãos cônscios, responsáveis, altruístas que largam seus afazeres aqui ou alhures e vão se ocupar de políticas públicas em detrimento de suas particularidades... Pois bem, comemorava-se a "vitória" conseguida através dos votos de seis vereadores, em conluio ao executivo municipal, em aprovação as contas de exercícios anteriores. Poucos, daqueles barulhentos e fanáticos manifestantes tem conhecimento que o erário municipal precisa passar pelo "crivo" da Instância Superior do Tribunal de Contas do Estado..."Oh Tempora, oh mores! Tradução: Cada tempo, sua moral. Acrescento ainda: Cada povo tem o governo escolhido e merecido. Necessário o exercício da cidadania, a participação real e não simbólica, pantonímica, ao som de rojões ensurdecedores. "É preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte", de politiqueiros autocrátas e suas marionetes que grassam nesse caos, submundo subterrãneo de um Brasil continente. Educação é vetor de transformação social, mesmo com resultados inoculados, no "sangue" das gerações futuras é premissa de sustentabilidade, sob os pilares, social econômico e ambiental. "Coragem é agir com o coração". O que a vida quer da gente é coragem e esta ( a coragem) é o motor da superação." Guimarães Rosa. Mineiro, tão digno quanto o ex- menino pobre, negro, fluente em quatro idiomas estrangeiros e jurista, Joaquim Barbosa que está mudando a face brasileira, como ministro relator do Mensalão, aquele ato corruptor que "ninguém nunca viu,nunca existiu e... o Lula, lá no Planalto, de nada sabia. Brazil, mostra sua cara!!! Remember, Cazuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário