segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A COOPITA, QUAL FÊNIX REVIVENTE SE REINVENTA

Ficamos "stand- by" por algum tempo, sem postar.Felizmente temos boas novas, no comprometimento de praticar cidadania com o realinhamento das atividades da Cooperativa de Pedras - COOPITA, na sede social e na jazida no Engenho. Vamos à divulgação do texto, o qual solicitamos às pessoas formadoras de opinião que "traduzam" seu inteiro teor, à toda a comunidade de nossa região do Alto Jequitinhonha.



Jovem aprendiz, adulto trabalhador, idoso respeitoso
Aqui e agora, quem vos fala é Fernando das Pedras


Na qualidade de sócio-fundador e presidente da COOPITA - Cooperativa de Pedras, temos a satisfação de anunciar o reinicio das atividades desta empresa na extração de pedra mineira no Engenho. Daqui pra frente, todo trabalho na pedreira será realizado através dos cooperados, homens e mulheres que a partir de 14 de Outubro, ocuparão com a força de seu suor e ganho merecido, 100 (cem) vagas de serviços, amparados pelo estatuto da cooperativa, com registro legal nos órgãos federais e estaduais.
 Na nossa sede urbana temos vaga para 10 (dez) pessoas. Nesse mês de Outubro vamos inaugurar, no pátio das pedras da COOPITA, uma feira permanente (de segunda a segunda), onde homens e mulheres do campo e da cidade terão a oportunidade, de comercializar seus produtos hortifrutigranjeiros e orgânicos, assim como artesanato de origem natural, exposto à venda, para turistas que vem à Diamantina e passam à margem de Gouveia. Isso, sem custo ou despesa pro trabalhador de baixa renda.
Contamos com a adesão e apoio das prefeituras de Diamantina, Serro e Datas, através de associações de agro ecologia e artesanato daquelas cidades. Por meio de parceria com a Funivale serão agendados, cursos práticos de capacitação aos jovens, adultos e idosos  no compromisso de geração de renda às pessoas beneficiadas.
O êxodo rural tem desunido as famílias e deixa as mães de coração partido. Devido aos filhos e maridos se amontoarem, em vida de gado, nas periferias das grandes metrópoles, inchando as favelas e aumentando as estatísticas do desequilíbrio social. Pode ser diminuído sim, desde que sejam desenvolvidas ações de empreendedores que processem mudanças no município e por conseqüência mudanças em toda a Terra beneficiando o coletivo. Ação de todos, pelo todo.
 Fomos representante do Brasil, em Conferência Mundial de Sustentabilidade, no exterior, em Marseille- França, no  mês de Março. A porta se abriu para investimento do Ministério do Meio Ambiente, no sentido de gerar emprego e renda próximo ao lar do trabalhador, principalmente da área rural. É fundamental esclarecer aos interessados que essa qualidade de trabalho, como o que estamos reativando no Engenho e na sede, no bairro São Lucas é a “menina dos olhos” dos projetos sócio-econômicos do governo federal.
            É TEMPO DE SOLUÇÃO, FAMÍLIA GOUVEIANA. UNIDOS COMO GOTAS D’ÁGUA SEREMOS O FUTURO QUE QUEREMOS.
            Agradeço a sua atenção, Fernando Antônio Linhares de Araújo,
Gestor Ambiental – Pós- Graduação em Direito Ambiental. Representante do país, no Fórum Mundial das Águas-Marseille- França. Delegado do Governo Federal, na Conferência Mundial de Sustentabilidade – RIO + 20. Idealizador da COOPITA- Cooperativa dos Extratores de Pedras do Espinhaço. Empreendedor há 32 anos e gestor da empresa AEG- Com. Ind. Ltda.
e-mail -  bomdiajequitinhonha@hotmail.com  *** blog -  faladaspedras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário